Lançamentos

Ver mais...

Resenhas

Ver mais...

Literatura Nacional

Ver mais...

Variedades

Ver mais...

Adaptações

Ver mais...

Leituras do Mês

Ver mais...

Diário de uma Leitora Viciada | Como eu leio tanto?

27/09/2015


Olá pessoal, tudo bem? Quem acompanha as minhas redes sociais e vê tantos livros lidos em tão pouco tempo, sempre me pergunta como consigo ler tanto e tão rápido. Para responder isto eu resolvi fazer este post e trazer a minha rotina para vocês.

Antes de criar o Blog eu lia em média um livro por dia e nos finais de semana já cheguei a ler mais de cinco livros (em sua maioria de banca, aqueles que você devora em poucas horas). Agora com o Blog e demais redes ficou um pouco mais corrido, mesmo assim a minha prioridade não mudou, até porque, sem ler, eu não consigo trazer conteúdo para vocês, não é verdade? Além disto, se a rotina me impedir de fazer o que eu mais amo, tudo perde o sentido para mim.

Ler é um verdadeiro vício!

Ler no meu caso é um hábito diário e o Blog não tem o nome "Meu Vício em Livros" por acaso, é realmente um vício para mim! Eu não saio de casa sem o meu Kindle e aproveito todos os tempos vagos para ler.

Não tem dinheiro para investir em um Kindle? Você pode ler no celular também, é só baixar o aplicativo. Explico tudo neste post.




Ler em qualquer lugar!



Enquanto estou cozinhando, no ponto de ônibus, nos transportes públicos, em qualquer lugar que eu sei que vou enfrentar uma fila (lotérica, consultório médico, banco, etc...), no meu horário de almoço, dentro do carro quando saio nos fins de semana (meu marido não curte conversar enquanto dirige e eu uso isto a meu favor), na fila do caixa do supermercado e por aí vai ... 


Quando perco o sono a noite, ao invés de ficar acordada pensando bobagens, ocupo a mente com um livro, assim que o sono vem, eu desligo o Kindle e sonho com os personagens ❤❤

Viu só quanto tempo a gente tem para aproveitar? O único lugar que eu não leio ainda é dentro do box, mas quem sabe no dia em que comprar o tal aparelho a prova d'água eu não faça isto também né? 😁😁😁

Foco no que realmente interessa!

Eu não assisto seriados, novelas e nenhum tipo de programação da TV aberta, além de vídeos no Youtube e reality shows. Nem sequer sou assinante da Netflix, mas por uma questão de gosto mesmo, ia pagar por algo que não iria usufruir e já tenho TV a cabo. Ou seja, quando não estou dormindo, trabalhando ou cuidando da casa, do marido e dos cachorros, estou lendo. Explicado?

Enquanto você está fazendo tudo isto aí que eu citei, eu estou lendo. Não estou dizendo para você não fazer nada disto, apenas explicando o que eu não faço. Você deve fazer o que te dá prazer. Se você, diferente de mim, não vive sem estas coisas da mídia, se programe para encaixar a leitura no seu dia. 

Outra coisa que também ajuda bastante para mim é que não fico me apegando muito aos cenários dos livros ou as descrições de ambiente. Cor do sofá, quantos quadros tem na parede e qual a cor da moldura dele, se os vasos tem flores e etc. Se não é relevante para a trama principal eu pulo todas estas descrições maçantes e vou direto para os diálogos dos personagens. Isto, por incrível que pareça, faz a leitura render muito mais.




Priorize a Leitura na sua vida!

"Ah, eu não tenho tempo para ler!" Não tem mesmo? Ou ler não é realmente uma prioridade para você? Está administrando bem o seu tempo, ou fica o dia inteiro nas redes sociais?

Nos dias atuais, com tanta tecnologia na palma da mão, o que anda sugando muito o nosso tempo são as redes sociais, e eu sei do que estou falando gente, o vício no Facebook estava atrapalhando demais a minha vida, o tempo passa rápido e você não acrescenta nada que preste ao seu dia.

Assim que resolvi não olhar mais a linha do tempo do Facebook e sai de todos os grupos, percebi que tinha lido mais do que o dobro em um mês. Eu deixo as notificações ativadas apenas do que realmente me interessa e foco apenas nestas notificações de quem me interessa seguir. Entro, respondo meus leitores nas minhas postagens e saio. Procuro controlar muito o tempo perdido com isto.

Cada dia tem uma polemica diferente na mídia e você só se estressa sabendo destas porcarias.  Filtre as fontes de notícia  confiáveis, priorize horários para navegar e defina mais tempo para ler se é isto que você realmente quer. Eu uso quase todas as redes para divulgações, no entanto, olho o feed  apenas se tiver sido marcada na postagem.

Leia o que gosta, não por modinha ou obrigação!

Eu não sou do tipo de leitora que dá continuidade ao livro se ele estiver sendo cansativo ou chato, eu desisto logo de cara e passo para o próximo. Com tantos livros publicados, não vejo sentido em ficar perdendo meu tempo em uma leitura desagradável. É um hobby e se é um hobby, ele tem que estar me fazendo bem, certo? Empurrar leitura ruim com a barriga é perder tempo e tempo é um luxo!


Tem leitor que começa o livro e não sossega até acabar, se você é destes, a dica é: vai logo para o final que você mata a curiosidade rapidinho! Mais um motivo pelo qual eu não curto novelas e seriados e não acompanho livros no Wattpad, não tenho a menor paciência. Com o livro completo, seja físico ou e-book, a magia é esta, eu vou logo ao que interessa.

Ler é tão natural quanto respirar!

Assim como escovar os dentes, tomar banho e diversas coisas que para todos nós é uma rotina, a leitura para mim também é. E quais as vantagens de ler tanto? Para mim é uma terapia e me ajudou até a parar de tomar medicações para combater a depressão. Não sinto o tempo passar e não fico estressada a toa. É uma delícia! 



Mais dicas

Eu achei muito boa esta matéria da Super Interessante, diz tudo que eu penso, principalmente quando ela cita que muitos perdem tempo com séries mais ou menos, ao invés de ler um bom livro. Leia o texto completo aqui.


Espero que estas dicas tenham ajudado vocês. Boas leituras!



Comentários
6 Comentários

6 comentários

  1. Oiiê
    Nossa que massa, achei bem diferente o seu post, porque sempre é resenhas e divulgações, rsrs, eu queria tem essa anima toda para ler, não consigo ler um livro em dois ou três dias, acho que só fiz isso uma vez e pq o livro tinha 103 paginas, rsrsr. mas fico feliz que mesmo com uma vida um pouco corrida o seu amor pela leitura não fique abalado,
    Bjks

    ResponderExcluir
  2. adorei esse post!
    curti varias das dicas que vc deu e vou passar a aplica-las!
    eu acho que o que consome meu tempo de leitura eh as series, pq mds quando tem uma boa mesmo eu nao consigo fazer nada a nao ser ver ela todinha
    e no quesito de abandonar livro eu sou que nem vc!
    tonsdeleitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Como trabalho o dia todo, e faço faculdade a noite não tenho muito tempo para ler, mas entre um intervalo e outro tento ler, e apesar de ter que ler muito as matérias da faculdade acaba atrapalhando um pouco, e tenho tentado ler dois livros de uma vez para ver se do conta de tudo, um em físico e outro em ebook, e isso ajuda bastante.

    ResponderExcluir
  4. Adorei as dicas, e assim como você também sou completamente viciada em livros, sempre carrego algum pra todo lugar que vou. <3

    ResponderExcluir
  5. Diana, eu vim ler esse post porque ue demoro séculos com um livro. Sou bastante desatenta e preciso reler um parágrafo mais de uma vez... Não consigo me concentrar e perco o fio da meada, sabe? rsrsrs...
    Eu leio muito no ônibus, pois aqui em Salvador tem MUITO engarrafamento. Como você, eu também não gosto da TV aberta. Mas amo seriados... Divido o meu tempo livre entre livros e seriados... Nos consultórios médicos, os livros são os melhores aliados, né?
    Fiquei muito feliz em descobrir esse blog. Agora não largo mais!
    Luci
    Ponto de Exclamação

    ResponderExcluir
  6. Oie
    Você lê bastante mesmo,e eu mesmo não sendo muito apegada a televisão acompanho muitas séries pela internet e isso ocupa muito tempo.Então só me sobra ler a noite antes de dormir,isso quando não estou muito cansada.Mas eu acho boa a minha media de livro,e só leio o que eu quero,estou com alguns livros parados exatamente por causa disso ,a leitura estava muito morna então resolvi abandonar e passar pro próximo,assim quem sabe em outro momento eu volte e consiga finalizar a história.

    ResponderExcluir

- Seu comentário estará visível depois de aprovado
- Comentários ofensivos e preconceituosos não serão aceitos.

Meu Vício no Instagram

Copyright © 2017 Meu Vício em Livros | Todos os direitos reservados | Design e desenvolvimento: J.A Layouts