Lançamentos

Ver mais...

Resenhas

Ver mais...

Literatura Nacional

Ver mais...

Variedades

Ver mais...

Adaptações

Ver mais...

Leituras do Mês

Ver mais...

Resenha | A História de Malikah, O Amor nos Tempos do Ouro 2 de Marina Carvalho @GloboAlt

18.1.18


Malikah foi escravizada e trazida da África ao Brasil ainda criança. Aqui, ela sofreu as mais diversas formas de violência, especialmente depois de ter engravidado de Henrique, o filho de seu patrão. Apesar da gravidez ser fruto de uma relação de amor, ela foi castigada e teve que fugir até encontrar abrigo em uma fazenda onde os negros já podiam viver em liberdade.
Nessa nova terra, Malikah pode morar em paz com seu filho, mas, apesar de sua relutância, Henrique continua por perto, arrependido por não tê-la protegido e tentando se aproximar da criança. Mesmo ainda sentindo algo por ele, como ela conseguirá perdoar alguém que representa tantos anos de injustiça e sofrimento?
Leitura de Novembro/2017  | 5⭐❤ 

A história não só da Malikah, como do Henrique tem início em Amor nos Tempos do Ouro. Ao acompanhar o drama desta mulher que me levou as lágrimas, eu fiquei muito ansiosa para saber qual seria o destino dela e a autora não me decepcionou, muito pelo contrário. Aqui sabemos de todos os detalhes da vida do casal através dos capítulos que intercalam passado e presente com o ponto de vista de cada um. 

Se recuperar o amor e a confiança de Malikah era uma missão impossível, ninguém o impediria de lutar pelo direito de exercer seu papel de pai.

No passado, Malikah foi feita escrava quando ainda não passava de uma criança. É de partir o coração o seu sofrimento que se torna ainda maior com a morte da mãe de uma forma cruel e covarde por Euclides, um horrendo aristocrata que fez da vida dela e de centenas de outros escravos um verdadeiro inferno. Henrique é filho de Euclides e quando Malikah e Henrique se tornam amigos, isto obviamente incomoda o pai do rapaz, que espera o momento certo para interferir no destino deles. O amor fraterno que nasceu quando os dois ainda eram crianças cresce de forma natural, até que ambos não conseguem mais negar uma paixão que passam a viver em segredo.

E um sentimento, que extrapolava os limites do desejo, consumiu seus sentidos, avisando a eles que nunca mais seriam os mesmos.

No presente, depois de ser em parte vítima das artimanhas do pai, Henrique tenta de tudo para se redimir e conquistar o perdão da mulher que nunca deixou de amar. Malikah guarda uma mágoa muito grande por ter sido abandonada grávida e não consegue perdoá-lo. Isto que estou contando não é spoiler, como eu já mencionei, você conhece uma parte do drama do casal no final do livro anterior e por isto eu recomendo que você o leia antes deste. 

(...) perto de Henrique, eu volto a ser a mulher que o amava cegamente.

No início deste livro, Malikah tem um filho de dois anos que é criado apenas por ela e conforme ficamos sabendo tudo que ela e Henrique viveram é impossível não torcer para que eles fiquem juntos. Eles descobrem que o amor superou anos de separação e está mais forte do que nunca. Mesmo depois de tanta dor, ambos não esqueceram tudo que viveram. Henrique errou feio, mas a forma como ele tenta resolver as coisas, se aproximando cada vez mais do filho e mostrando com suas atitudes como mudou é comovente. 

Só Malikah tinha o poder de transformá-lo num sujeito ofegante e cheio de ideias pecaminosas.

Por outro lado, Malikah não cede fácil, mesmo que quase todos percebam o arrependimento de Henrique, ele tem que se desdobrar para conseguir se aproximar dela e do filho e não abre mão disto. Euclides volta a atacar, o que gera ainda mais sofrimento para todos. Muitas cenas apaixonantes, emocionantes e de tirar o fôlego durante o enredo inteiro, tanto que eu não conseguia parar de ler. Intrigas e chantagens também não faltaram e o final foi espetacular, já deixando um gancho enorme para as próximas obras da autora envolvendo outros personagens.

A esperança é o pilar do mundo.

Este livro me surpreendeu demais! Não esperava gostar tanto e achei a leitura bem mais fluida que o anterior. Os capítulos são narrados em terceira pessoa mostrando o ponto de vista de cada personagem. Dizer que o romance de Henrique e Malikah é lindo é um eufemismo e eu adorei saber mais sobre a Cecilia e o Fernão que estão mais felizes que nunca. Com uma escrita impecável, personagens cativantes e uma riqueza de detalhes impressionante, este livro entrou na lista de favoritos de 2017. 

Onde Comprar: Saraiva Cultura Amazon


Comentários
0 Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

- Seu comentário estará visível depois de aprovado
- Comentários ofensivos e preconceituosos não serão aceitos.
- Não forneço livros em PDF, por favor não comente se for para fazer este tipo de solicitação.

submarino.com.br Leia mais de 4 milhões de livros no seu e-book. Os melhores e-books do mundo estão aqui americanas.com.br
Copyright © 2017 Meu Vício em Livros | Todos os direitos reservados | Design e desenvolvimento: J.A Layouts