Lançamentos

Ver mais...

Resenhas

Ver mais...

Literatura Nacional

Ver mais...

Variedades

Ver mais...

Adaptações

Ver mais...

Leituras do mês

Ver mais...

Resenha | Caraval de Stephanie Garber @novo_conceito

26.4.17


Scarlett nunca saiu da pequena ilha onde ela e sua irmã, Donatella, vivem com seu cruel e poderoso pai, o Governador Dragna. Desde criança, Scarlett sonha em conhecer o Mestre Lenda do Caraval, e por isso chegou a escrever cartas a ele, mas nunca obtivera resposta. Agora, já crescida e temerosa do pai, ela está de casamento marcado com um misterioso conde, e certamente não terá mais a chance de encontrar Lenda e sua trupe, mas isso não a impede de escrever uma carta de despedida a ele. Dessa vez o convite para participar do Caraval finalmente chega à Scarlett.
No entanto, aceitá-los está fora de cogitação, Scarlett não pretende desobedecer ao pai. Sendo assim, Donattela, com a ajuda de um misterioso marinheiro, sequestra e leva Scarlett para o espetáculo. Mas, assim que chegam, Donattela desaparece, e Scarlett precisa encontrá-la o mais rápido possível. O Caraval é um jogo elaborado, que precisa de toda a astúcia dos participantes. Será que Scarlett saberá jogar? Ela tem apenas cinco dias para encontrar sua irmã e vencer esta jornada.

"O que quer que tenha ouvido sobre o Caraval não se compara à realidade. É mais do que só um jogo ou apresentação. É a coisa mais parecida com magia que você verá neste mundo."

Desde o momento em que eu soube que este livro seria lançado por aqui eu já fiquei curiosa só pela capa magnífica dele que para minha felicidade foi mantida. Mesmo que a fantasia em si não me chame tanta a atenção em uma obra eu resolvi dar uma chance e iniciar a leitura antecipada a convite da editora. Fico sempre torcendo que haja um romance no enredo e gostei muito de como isso foi desenvolvido aqui.

Scarlett e sua irmã mais nova Tella vivem com o pai na ilha de Trisda desde que a mãe as abandonou. O pai delas é o Governador Marcello Dragna, um homem cruel que adora mostrar as filhas quem manda e sempre que uma delas comete um erro aos olhos dele, a outra é punida. Tella não aguenta mais viver desta maneira e quer fugir, já Scarlett, que está prometida em um casamento arranjado com um conde, acredita que assim que se casar ela e sua irmã estarão livres.

Scarlett sempre tentou a proteger a irmã de tudo e desde os nove anos, era fascinada pelas histórias que a avó contava sobre o Caraval. Acreditava na magia do Mestre do Caraval chamado Lenda e passou sete anos escrevendo para ele, sonhando em participar deste mundo mágico um dia. Quando recebe os convites para ela e a irmã faltando uma semana para o seu casamento ela hesita.

"Uma parte de Scarlett ainda queria desesperadamente conhecer o esplendor do Caraval, mas sabia que era tolice acreditar que a magia pudesse mudar sua vida."

Tella tem esperanças de que esta é a oportunidade perfeita para fugir e não está feliz de ver que a irmã pretende mesmo se casar com quem não ama de verdade. Logo no primeiro capítulo você tem toda esta apresentação e já entra na trama Julian, um marinheiro que está em Trisda há um mês. Muito atraente, se envolve com Tella e depois de presenciar uma das agressões do governador as sua filhas, resolve ajudar as duas a chegarem a A Isla de los Sueños, a ilha particular de Lenda para participar dos cinco dias de jogos e ganhar como prêmio um desejo.

O enredo então vai girar em torno de tudo que acontece em Caraval e do desaparecimento de Tella nesta ilha, já que Scarlett e Julian chegam depois dela ao local e as irmãs se desencontram. Sequestrada como parte do jogo?? Em muitos momentos eu não sabia em que ou em quem acreditar e acho que isto foi o mais interessante nesta leitura.  Fiquei intrigada desde o começo com o que iria acontecer, Scarlett ama tanto a única irmã que é capaz de arriscar tudo por ela, mesmo que para isto tenha que confiar em quem menos inspira confiança, neste caso o Julian, que passa o tempo todo ao seu lado.

"No momento, Scarlett considerava a ideia de experimentar não só um pouco de alegria, mas de magia. Pensou em como seria aproveitar o Caraval só por um dia, explorar a ilha particular de Lenda, antes de fechar para sempre a porta de suas fantasias. Faltava uma semana para o casamento de Scarlett. Não era hora de embarcar numa aventura audaciosa."

Julian me conquistou e me intrigou ao mesmo tempo, era corajoso, engraçado, sarcástico e eu torcia muito por ele. Em uma determinada cena meu coração ficou em pedaços e se eu já tinha ódio do pai da Scarlett, neste momento ele só aumentou. Já Scarlett, no começo os medos e inseguranças dela me irritaram, mas compreendi que devido a tudo que sofreu era natural que ela fosse mais prudente do que a irmã.

A cada capítulo uma nova surpresa e do mesmo jeito que a protagonista tem dúvidas do que é real ou não, o leitor também começa a ter. É impossível não ficar apreensivo por tantas reviravoltas. A narração é cheia de ação e o livro é dividido por cada noite que os personagens passam no Caraval até o que acontece depois. Mesmo que todo os acontecimentos e cenários sejam descritos em detalhes excessivos e algumas vezes repetitivos a leitura não é tediosa, achei incrível como tudo enfim se esclareceu.

Nem preciso dizer que o romance entre Julian e Scarlett foi a minha parte favorita do livro inteiro. O final é ótimo e pelo que pude perceber, dá abertura para uma continuação que vai focar em um personagem chave deste livro. Só lendo mesmo para você entender, não posso falar mais para não estragar sua viagem. Se eu que não sou um fã de fantasia gostei muito, acredito que quem é fã do gênero vai amar conhecer esta história recheada de cenas mágicas e inteligentes.





Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

- Seu comentário estará visível depois de aprovado
- Comentários ofensivos e preconceituosos não serão aceitos.
- Não forneço livros em PDF, por favor não comente se for para fazer esta solicitação. Comentários deste tipo serão excluídos.

No instagram

Copyright © 2017 Meu Vício em Livros | Todos os direitos reservados | Design e desenvolvimento: J.A Layouts