Lançamentos

Ver mais...

Resenhas

Ver mais...

Literatura Nacional

Ver mais...

Variedades

Ver mais...

Adaptações

Ver mais...

Leituras do mês

Ver mais...

Resenha | O Diário Internacional de Babi - Chris Salles @PlanetaLivrosBR

9.10.16


Mudar nunca foi a palavra preferida de Bárbara. Porém, depois da separação dos pais, a garota de 15 anos se vê obrigada a migrar com a mãe e os irmãos para Orlando, a cidade americana onde os sonhos ganham vida. E descobre que a fronteira entre o real e o ilusório pode ser mais difícil do que parece. “Como a terra do Mickey, o livro de Chris Salles é cheio de magia, pois nos transporta instantaneamente para a vida da Babi, a protagonista. Com o diário dela nas mãos, nos sentimos íntimos, como se ela fosse uma amiga querida que nos escolheu como confidentes. Através de suas experiências, ela nos mostra que a primeira imagem de uma pessoa pode enganar, que devemos ser mais receptivos, que processos de adaptação podem ser complicados, mas não duram para sempre. Acima de tudo, Babi nos ensina que a vida real também tem seus momentos de contos de fada. Basta a gente permitir que eles aconteçam. E, especialmente, nunca deixar de sonhar.” Paula Pimenta. Romance juvenil da carioca Chris Salles, autora vencedora de dois prêmios Wattys 2015, com mais de 5 milhões de leituras na rede social de escritores Wattpad.

Com a mesma pegada de Fazendo meu filme, mas com o diferencial de ser inteiramente escrito obviamente em forma de diário (dia, mês, ano, horário), nos deliciamos com as situações mais hilárias que esta garota vai viver. Também escrito por uma autora nacional, este jovem adulto conta a história da Babi, uma adolescente de 15 anos que mora no interior do Rio Grande do Sul e que já no primeiro capítulo está no aeroporto embarcando para Orlando.
"Será que não dá para pular a parte do sofrimento e ir direto para o “felizes para sempre”? Estamos precisando tanto disso…"
A partir deste momento ela começa a contar a experiência desta mudança de país. Ela não quer se mudar,  mas não tem escolha, já morre de saudades dos amigos que está deixando para trás e sua cabeça fervilha de ansiedade pelos novos desafios que vai enfrentar. No avião, ela conhece Theo, um cara lindo e simpático que além de encontrar a pulseira de valor sentimental que ela perdeu no embarque, até oferece seu celular com uma playlist bem legal para ela se distrair. Uma que eu amei, aliás, matei a saudade de muitas que não ouvia há anos. Clica aí na imagem e confere...

Toda adolescente tem as mais diversas dúvidas, isto é um fato e a Babi está passando por um momento que é complicado para qualquer idade. Se mudar para uma cidade diferente já não é fácil, imagina começar tudo de novo em um colégio diferente e ter que se desfazer de todas as coisas que você gosta porque elas não cabem na mala?
"... a gente sempre rejeita o que é novo ou o que não entende com medo do que vai encontrar se explorar a fundo."
Quando os pais dela se separaram, a mãe dela quis ir morar em Orlando para recomeçar. Ela poderia ter ido morar com o pai, no entanto, os prós e contras favoreceram a mãe. Então ela vai viver com os tios e rever não só uma prima que não se dava bem, mas que se tornou legal, como também Vinicius, seu primo que está prestes a completar 17 anos e o qual ela tinha uma paixonite no passado.

O que torna esta leitura interessante é a narração de todas as mudanças na vida da Babi, do cenário totalmente diferente do que ela está acostumada, dos novos amigos, do colégio, do novo emprego e principalmente o fato dela reencontrar o Theo. Ela acaba descobrindo que ele tem uma rixa antiga com o primo dela e hummm, será que vai rolar um triângulo amoroso aí?


Ela é muito atrapalhada, paga diversos micos, se mete em confusões em que Theo a salva, troca mensagens fofas com ele, aprender inglês se transforma em uma aventura muito engraçada e eu me identifiquei com ela em muitos momentos. Adorei não apenas a história do começo ao fim, mas também a diagramação caprichada e a capa do livro. Cada um deles tem a imagem dos objetos significativos na vida dela ou as lembranças do que ela ganhou dos amigos na despedida.

Recomendo a leitura para todas as idades. A autora abordou muito bem o tema bullying e apesar deste ser um assunto dramático, a escrita foi tão leve, divertida e envolvente que eu li em um piscar de olhos. Já salvei nos favoritos a playlist e não consigo parar de ouvir. Livro maravilhoso e uma trilha mais maravilhosa ainda.


Comentários
1 Comentários

1 comentários:

  1. Quero muito ler esse livro. Depois que li Mens@gens no Wattpad fiquei sabendo que ela tinha um livro. Uma das minhas autoras favoritas!

    ResponderExcluir

- Seu comentário estará visível depois de aprovado
- Comentários ofensivos e preconceituosos não serão aceitos.
- Não forneço livros em PDF, por favor não comente se for para fazer esta solicitação. Comentários deste tipo serão excluídos.

No Instagram

Copyright © 2017 Meu Vício em Livros | Todos os direitos reservados | Design e desenvolvimento: J.A Layouts