Lançamentos

Ver mais...

Resenhas

Ver mais...

Literatura Nacional

Ver mais...

Variedades

Ver mais...

Adaptações

Ver mais...

Leituras do Mês

Ver mais...

Resenha | O Livro de Memórias - Lara Avery @EditoraSeguinte

30.8.16


Sammie sempre teve um plano: se formar no ensino médio como a melhor aluna da classe e sair da cidade pequena onde mora o mais rápido possível.
E nada vai ficar em seu caminho — nem mesmo uma rara doença genética que aos poucos vai apagar sua memória e acabar com sua saúde física.
Ela só precisa de um novo plano.
É assim que Sammie começa a escrever o livro de memórias: anotações para ela mesma poder ler no futuro e jamais esquecer. Ali, a garota registra cada detalhe de seu primeiro encontro perfeito com Stuart, um jovem escritor por quem sempre foi apaixonada, e admite o quanto sente falta de Cooper, seu melhor amigo de infância de quem acabou se afastando.
Porém, mesmo com esse registro diário, manter suas lembranças e conquistar seus sonhos pode ser mais difícil do que ela esperava.

Como é maravilhoso ler um livro onde você admira a protagonista não é? Sammie é uma garota de 18 anos, estudante do ensino médio, cheia de expectativas e tão forte, tão inteligente e especial mesmo passando por tantas adversidades em decorrência da sua doença que eu não pude considerá-la menos que incrível. Eu nunca tinha sequer ouvido falar desta doença e a autora abordou o assunto com riqueza de detalhes e da forma menos dramática possível. Foi exatamente por isso que eu me impressionei tanto. Lidar com uma doença nunca é fácil, mas creio que as degenerativas são as mais devastadoras.
"... ela tem uma luz que vem de algum lugar misterioso e que só pessoas muito fortes podem suportar sem se sentir intimidadas ou com inveja ou querer sugá-la para si. tipo confiança ou algo assim."
A ideia de Sammie é escrever suas memórias para se lembrar delas no futuro e enquanto isso, segue a sua vida em busca de seus sonhos e aproveita todo o tempo que lhe resta de uma maneira extremamente confiante. Todos os seus momentos especiais são registrados, mas nada de diário comum aqui e sim um arquivo do Word em um pequeno notebook que ela carrega para todos os lugares. Sua doença genética - Niemann-Pick C ou NP-C - vulgarmente conhecida como demência, não tem cura e afeta a memória, mas ela continua planejando tudo exatamente como antes e é o tipo de adolescente que se destaca em tudo que faz. Os personagens secundários são igualmente apaixonantes.

A história é contada como se fosse realmente um diário em sua maior parte por Sammie, mas também por seus amigos e familiares que narram as melhores lembranças que tem com ela. Conforme sua doença progride, você percebe as mudanças no texto e nos erros gramaticais. É um livro que vai te fazer rir e chorar ao acompanhar a trajetória desta garota que fala sobre os seus amigos, sua família, o colégio e suas paixões. O triângulo amoroso presente me incomodou, entretanto, esta é acima de tudo uma verdadeira história de vida, de otimismo e de perseverança frente a um fato imutável. Um jovem adulto emocionante recomendado para pessoas de todas as idades, principalmente para aquelas que querem saber um pouco mais sobre este diagnóstico de partir o coração. 


Capa Original



Comentários
0 Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

- Seu comentário estará visível depois de aprovado
- Comentários ofensivos e preconceituosos não serão aceitos.
- Não forneço livros em PDF, por favor não comente se for para fazer este tipo de solicitação.

No Instagram

Copyright © 2017 Meu Vício em Livros | Todos os direitos reservados | Design e desenvolvimento: J.A Layouts