Lançamentos

Ver mais...

Resenhas

Ver mais...

Literatura Nacional

Ver mais...

Variedades

Ver mais...

Adaptações

Ver mais...

Leituras do mês

Ver mais...

Especial Romances Históricos - Romance Histórico ou Romance de Época?

11.5.16


Olá pessoal, tudo bem?  Hoje eu vim esclarecer uma dúvida muito comum na hora de classificar um romance ambientado no passado: como saber se lemos um Romance Histórico ou um Romance de Época? Muita gente não sabe a diferença e eu também não sabia, para mim as duas nomenclaturas significavam a mesma coisa. Se você também não sabe diferenciar, vou falar um pouco sobre isto aqui.

Segundo o RWA (Romance Writers of America): “Todos os romances têm uma história de amor central e um final emocionalmente satisfatório. Além disso, um romance pode ter qualquer tom ou estilo, ser definido em qualquer lugar ou tempo, e ter diferentes níveis de sensualidade indo desde doce a extremamente quente”.  

A partir dessa definição eles classificam os romances em diversos subgêneros: Romance Contemporâneo, Romance Erótico, Romance Religioso, Romance Paranormal, Suspense Romântico, Romance jovem-adulto, e Romance Histórico. Desta forma, a primeira coisa que precisamos entender é que a grande diferença não está em ser histórico ou ser de época, MAS SIM em ser romance ou não. 
“(...) um romance histórico é um romance que é definido antes da guerra do Vietnã (ou a Segunda Guerra Mundial, dependendo da editora). Lembre-se, a definição de um romance é que o enredo se concentra no desenvolvimento da relação entre o herói e a heroína – se o romance é retirado, não há mais história. Enquanto os livros de ficção histórica acontecem em um cenário histórico que foca sobre o efeito desse ajuste sobre os personagens – seja uma guerra, uma fronteira, ou a Revolução Protestante. Pode haver um romance na história, mas é uma subtrama”. (Fonte)

Sendo assim, antes de definirmos o gênero precisamos decidir em qual categoria nossa leitura está:

Ficção Histórica: obras que focam em determinados períodos e fatos históricos (e que podem ter romance desde que ele seja uma subtrama);

Romances Históricos: obras ambientadas em um período anterior a 1950 (Fonte) e que usam um determinado pano de fundo para descrever um romance.

Com base nesses significados podemos dizer que, pelo menos em um primeiro instante, todos os livros ambientados em um período anterior a 1950 são considerados históricos. Afinal, fica claro que uma das grandes características desse gênero é reviver comportamentos e fatos do passado da humanidade. Porém, a diferença crucial está na história ser ou não um romance. Em caso afirmativo, podemos dividir a classe “Históricos” em diversos subgêneros: romance histórico, romance clássico, romance regencial, romance cultural, romance erótico, romance medieval ou romance de época.
“Pode-se dizer que os romances históricos nasceram em princípios do século XIX. Eles visavam resgatar os hábitos, a linguagem, as leis e as estruturas político-sociais, econômicas, culturais e religiosas de tempos passados. Assim, com esse objetivo, os autores mesclam figuras reais e ficcionais em uma trama geralmente imaginária. A primeira obra deste gênero foi Waverley, de 1814, escrita por Sir Walter Scott”. (Fonte
 “O Romance de Época, além de não se importar com datas e nem fazer referências a fatos históricos importantes, se preocupa em mostrar como vivia e se comportava um povo em um determinado tempo. A maioria deles destaca a vida da sociedade londrina no período vitoriano, valorizando costumes como: moda, etiqueta social, passeios de charretes ou no campo, jantares, festas, teatros. A fragilidade da mulher, o casamento por conveniência, as amantes, a diferença entre as classes sociais, o valor de um título nobre, as intimidades sexuais entre os protagonistas são fatores importantes e estão sempre presentes nesses romances.” (Fonte).

Para resumir, a classificação como romance histórico ou romance de época é, desde que estejamos falando de um livro de romance, um subgênero da classe literária que engloba todos os livros com enfoque histórico. E a divisão pode ser vista como:

Romances históricos são obras que focam nos fatos históricos sem deixar de ter romance. Aqui, apesar do romance, o cenário é embasado em situações reais que são o ponto de partida da história.


Romances de época são romances que usam um determinado período histórico como pano de fundo mas focam, com veemência, no desenrolar do romance. Aqui o enfoque está nos costumes da época e em como isso influência e molda o romance.


E o que isso tudo significa? Que existe uma linha muito confusa na distinção desse gênero literário e que, desde que entendemos que um livro que foca no romance é diferente de um que foca exclusivamente em fatos históricos reais, não tem problema algum usarmos os termos como bem entendermos. O que vale é mergulhar nessas leituras e se deixar levar pelos encantos dos séculos passados – seja através de um romance embasado em fatos históricos reais (romance histórico) ou seja por meio de um romance narrado em uma época remota (romance de época).

**Esta matéria é baseada em uma pesquisa informal para falar dos gêneros e foi realizada pela Paola do blog Livros & Fuxicos.



Comentários
5 Comentários

5 comentários

  1. Nossa que legal, eu não sabia a diferença entre romance histórico e de época e pelo que vi ali os que leio e gosto muito são os de época, que focam no desenrolar do romance :)

    ResponderExcluir
  2. Por muito tempo fiquei sem entender a diferença. No meu caso percebi que gosto mais de romances de época, não sou muito de ler os históricos, mas imagino que são tao bons quanto.

    ResponderExcluir
  3. Uma amiga minha já tinha me explicado a diferença entre os dois géneros so que eu esqueci kkk então foi um nom post pra relembrar o conceito e pra me tocar que sou muito mais fã de romance de época do que romances históricos.

    ResponderExcluir
  4. Oi!
    Eu tbm não sabia que existia essa diferença para mim era mesma coisa, tanto que catalogava todos esse livros das fotos juntos como Romances Históricos, agora sei que a maioria que eu leio são romances de época rsrs.
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Oi Diana, tudo beem?



    Eu amo romances históricos ou de época. E a culpada por este amor é a Pah do Livros e Fuxicos (risos).

    Adorei o post, complementou bem o primeiro que foi no ar lá no Livros e Fuxicos. ^^

    Eu também fiz um mês especial deste gênero que tanto amamos no may e os Vícios mês passado e estou amando descobrir mais sobre ele com vocês.

    Parabéns pela iniciativa.



    Super beijo,

    May - http://mayeosvicios.blogspot.com/

    ResponderExcluir

- Seu comentário estará visível depois de aprovado
- Comentários ofensivos e preconceituosos não serão aceitos.
- Não forneço livros em PDF, por favor não comente se for para fazer este tipo de solicitação.

No Instagram

Copyright © 2017 Meu Vício em Livros | Todos os direitos reservados | Design e desenvolvimento: J.A Layouts