Lançamentos

Ver mais...

Resenhas

Ver mais...

Literatura Nacional

Ver mais...

Variedades

Ver mais...

Adaptações

Ver mais...

Leituras do mês

Ver mais...

Resenha | O Amor nos Tempos do Ouro de Marina Carvalho @GloboAlt

29.5.16


"Sabes que nunca me apaixonei, maman, mas se porventura o tivesse feito, seria por alguém como ele?"
Cécile Lavigne perdeu todos os que amava e agora está sozinha no mundo. Ela, uma franco-portuguesa que ainda não completou vinte anos, está sendo trazida ao Brasil pelo único parente que lhe restou, o ambicioso tio Euzébio, para casar-se com o mais poderoso dono de terras de Minas Gerais, homem por quem Cécile sente profundo desprezo. Após desembarcar no Rio de Janeiro, Cécile ainda precisará fazer mais uma difícil viagem. O trajeto até Minas Gerais lhe reserva provações e surpresas que ela jamais imaginaria. O explorador Fernão, contratado por seu futuro marido para guiá-la na jornada, despertará nela sentimentos contraditórios de repulsa e de desejo. Antes de enfim consolidar o temido casamento, Cécile descobrirá todos os encantos e perigos que existem nessa nova terra, assim como os que habitam o coração de todos nós. Com o passar dos dias, crescerá dentro dela a coragem para confrontar todas as imposições da sociedade e também o seu próprio destino.
Comecei a ler esta obra sem grandes expectativas e no decorrer do enredo, ao passo que fui conhecendo a personalidade forte da protagonista e o caráter aventureiro do mocinho, me envolvi e experimentei as mais diversas emoções. Tive a absoluta certeza na conclusão desta leitura que acertei em cheio quando reservei um tempo para apreciá-la. Ambientado no século 18 (Brasil Colonial), o enredo gira em torno de Cécile, uma francesa que perdeu os pais em um naufrágio e sob os cuidados do tio é forçada a se casar com Euclides, um homem odioso. 

Fernão é o responsável por entregá-la com segurança e no começo nenhum dos dois tem opiniões favoráveis sobre o outro. Enquanto Cécile acredita que Fernão não passa de um homem cruel como o seu futuro marido, Fernão acredita que ela seja uma mulher mimada e cheia de vontades que vai ter um casamento satisfatório se levar em conta a fortuna do homem a quem está prometida. Durante a viagem ele percebe que a julgou muito mal, pois Cécile não tem nada de frágil, pelo contrário, ela é admirável, honrada, inteligente e muita corajosa para uma mulher criada em um ambiente privilegiado. Dia a dia as primeiras impressões que ele tem sobre ela se desfazem e ele, que foi contratado e muito bem pago para esta missão, começa a nutrir sentimentos de carinho e possessão que não são nada apropriados.

Cécile também descobre a grande atração por este homem rude e selvagem que trata a todos com dignidade. Quanto mais ela sabe sobre ele, mais ela anseia pela liberdade e a chance de um dia se casar por amor. O que antes já não parecia bom para ela, de repente também não é suficiente, especialmente depois que ela começa a ouvir o seu coração. Ela tem uma vaga ideia do que terá que enfrentar quando chegar ao seu destino, já Fernão tem absoluta certeza de que quando ela se unir ao mais poderoso, além de inescrupuloso senhor das terras, minas e escravos de Minas Gerais vai ser submetida a muito sofrimento. O que de fato acontece e faz com que ele resolva sequestrá-la horas antes do casamento, mesmo sabendo dos riscos que vai correr com esta atitude.

A linguagem usada é o português de Portugal e os capítulos são intercalados entre os escritos de Cécile em seu diário, as cartas lindas e apaixonadas de Fernão para a amada e as narrações em terceira pessoa tanto da perspectiva de Cecile como a de Fernão. É tão emocionante o momento em que ele se dá conta que está amando e é capaz de tudo para proteger esta mulher! Os personagens secundários são cativantes. Hasan, Malikah e Akin, os escravos de Euclides, protagonizam cenas emocionantes, revoltantes, injustas e tristes. Os africanos eram tratados como seres inferiores e vendidos como mercadoria e a autora retrata bem esta realidade.Vou ser sincera em admitir que a parte histórica da obra (muito bem detalhada tenho que ressaltar) não me fascina, o romance que começa a se desenrolar neste pano de fundo sim. Eu me encantei e torci muito por este casal. Esta é uma história cheia de frustrações, tristezas, incertezas, onde nasce uma paixão arrebatadora entre um herói romântico e impetuoso com uma mocinha de coração puro e extremamente defensora dos necessitados. 

O final foi lindo, mesmo que um fato anterior a merecida paz do casal não tenha sido justo, o que acredito que tenha sido proposital, visto que a autora está escrevendo o livro dois. Esta é a primeira vez que eu leio um romance da Marina Carvalho e foi puro prazer, percebi a paixão com que ela escreve trazendo para o leitor um enredo atraente e bem fundamentado. Uma mistura rica de história onde a escravidão desempenha um papel importante e um romance com detalhes do período que trazem o passado para a vida. Esteja preparado para ficar acordado a noite toda lendo porque você não vai conseguir abandonar antes de saber o desfecho, tenho certeza de que você vai adorar este livro tanto quanto eu.  

Onde Comprar: Saraiva Cultura Amazon 



Comentários
8 Comentários

8 comentários

  1. Oi Diana!
    Apesar de ter o livro e amar autora ainda estou com uma preguiça de ler o livro justamente pela linguagem adotada pela autora, sei que ela fez isso com intuito de enriquecer ainda mais o livro. Sempre noto isso na escrita da autora, leia os outros livros dela e tenho certeza que ira gostar muito tbm!
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu citei a linguagem mais a titulo de informação Vivian, não atrapalha em nada a leitura, eu adorei! Espero que resolva dar uma chance em algum momento,bjs

      Excluir
  2. Que bom que nessa lista teve algo nacional. Acho bom que a gente aprenda a gostar deles também, mesmo que, não posso negar, prefira os internacionais.
    Mas enfim, a história alem de falar do amor, percebi que também traz algo sobre a própria realidade e foi o que eu gostei.
    Esses dois devem viver em pe de guerra kkk e eu adoro isso. Fiquei bem curiosa desde que vi essa sinopse a alguns dias e pretenso ler :)

    ResponderExcluir
  3. Eu tô com esse livro na minha meta de leitura e fico super feliz pois as resenhas que tenho lido só me animam, o livro parece ser ótimo. Esse não é o primeiro livro que leio da Marina e até então ela não me decepcionou, espero gostar tanto quanto você deste também ;)

    ResponderExcluir
  4. Oi!
    Assim que soube desse novo lançamento da Marina fiquei bem curiosa, adorei essa capa que é linda e lendo a resenha a historia me surpreendeu, achei interessante temos o português de Portugal nesse livro e esse casal que logo me conquista, já na resenha estava torcendo por eles, com certeza irei ler esse livro !!

    ResponderExcluir
  5. Amei sua escolha. Amei sua resenha <3 Diiiii, meu primeiro contato com a autora também foi com este livro e fiquei mega feliiiiz e encantada por sua escrita. Obrigada por seguir firme no desafio. Arrasando. Beijoooos.

    ResponderExcluir
  6. Eu fico muito receosa em ler esse livro porque eu já tentei ler outras obras dela e não me adaptei bem a leitura. Eu posso ler esse livro mas não tenho muitas expectativas pra ele mas acima de tudo fico feliz que tenha curtido o livro.

    ResponderExcluir

- Seu comentário estará visível depois de aprovado
- Comentários ofensivos e preconceituosos não serão aceitos.
- Não forneço livros em PDF, por favor não comente se for para fazer este tipo de solicitação.

No Instagram

Copyright © 2017 Meu Vício em Livros | Todos os direitos reservados | Design e desenvolvimento: J.A Layouts