Lançamentos

Ver mais...

Resenhas

Ver mais...

Literatura Nacional

Ver mais...

Variedades

Ver mais...

Adaptações

Ver mais...

Leituras do mês

Ver mais...

Resenha | A Filha de Jane Shemilt @HarperCollinsBR

11.4.16

A NOITE DO DESAPARECIMENTO: Ela me contava tudo. A polícia, a foto dela. Isso vai ajudar. Mas a foto não mostra como seu cabelo brilha como ouro sob o sol. Ela tem uma pintinha bem embaixo da sobrancelha esquerda.
Ela tem um leve perfume de limões.
Ela rói as unhas. Ela nunca chora.
Ela ama o outono, quis dizer aos policiais.
Ela coleciona as folhas que caem, como uma criança.
Ela é só uma criança. POR FAVOR, ENCONTREM MINHA FILHA.
UM ANO DEPOIS: Naomi permanece desaparecida. Jenny, sua mãe, está obcecada. A família se despedaçou. Será que descobrir a verdade sobre Naomi é a única forma de salvar a família Malcolm? Ou a verdade vai destruí-los de vez?



Olá pessoal, tudo bem? O livro de estreia desta autora é totalmente emocional. Um suspense de leitura rápida, capaz de tocar os corações de qualquer mãe que está passando por um problema semelhante ou não. Depois de um ensaio de sua peça de teatro, Naomi nunca mais volta para casa. Não há vestígios em qualquer parte. Será que ela foi sequestrada? Estuprada? Morta? Ou saiu de casa por conta própria? O enredo gira em torno dos acontecimentos que se sucedem após este desaparecimento, as buscas e o dia a dia da família. Narrado em primeira pessoa pela mãe de Naomi, os capítulos são intercalando entre os dias da semana após o desaparecimento e um ano depois, quando Naomi ainda não foi encontrada e a família que parecia perfeita no inicio está desfeita. 

Com mais dois filhos gêmeos adolescentes, Theo e Ed, Jenny tenta fazer o seu melhor para seguir em frente sem nunca perder a esperança de encontrar Naomi. É assustador ver como há tantos segredos escondidos que podem destruir esta família. Traição, vingança, mentiras e drogas. A culpa que Jenny sentia foi abordada com maestria. Será que ela como mãe fez o suficiente? Será que cuidou corretamente? Ouvia ou conhecia a filha de verdade? Eu não sou mãe, no entanto, observar a dor da protagonista me emocionou muito. A autora mostrou bem o drama de não saber o que está acontecendo. Quando um filho morre, apesar de todo o sofrimento e do luto, uma mãe sabe exatamente onde ele está, já quando está desaparecido, são inúmeras as possibilidades aterrorizantes que passam pela cabeça todos os dias, ao ponto até de enlouquecer uma pessoa. O simples fato de você estar em casa, acolhida do frio e da chuva, ou estar desfrutando de um banho quente sem saber se seu filho está tendo direito a este “luxo” é agonizante. A incerteza é cruel!

Tanto Jenny como seu marido Ted são médicos extremamente ocupados e no decorrer da trama, eles assumem que estavam tão focados em suas carreiras que acabaram deixando passar várias coisas importantes na vida dos filhos. Eu posso estar até falando besteira, mas uma coisa que me incomodou é que, por mais que eu entendesse que Jenny estivesse desesperada com a perda da Naomi, ela tinha mais dois filhos para se preocupar e agia como se não tivesse mais sentido viver se a sua filha não voltasse para casa. Ela não queria conversar com Theo e não se preocupou realmente com Ed que estava na reabilitação. Talvez tenha sido proposital por parte da autora para mostrar a proporção do sofrimento desta mãe, não sei.

Eu não gostei da conclusão final. A história foi tão convincente o tempo inteiro, mas o final foi decepcionante! Não posso explicar os motivos disto para não estragar nada para vocês. Mesmo assim, eu recomendo. Maravilhosamente bem construído, você sente a tristeza e a angústia, a esperança e o medo e todas as emoções desta mãe enquanto ela procura ansiosamente pela verdade. A investigação de um desaparecimento é narrada em detalhes e isto prendeu minha atenção. Tentar adivinhar através de todas as pistas que eram reveladas me fizeram devorar este livro em uma única noite. Os enigmas do diário de Naomi também são instigantes e o que parece ser um simples sequestro, logo se transforma em algo muito mais complexo. Para o primeiro livro, a autora está de parabéns!




Comentários
1 Comentários

1 Comentário

  1. Não leio muitos suspenses e apesar desse parecer interessante não sei se o incluiria na minha lista de livros pra ler :\ o final ter te decepcionado me deixou com m pé atrás.

    ResponderExcluir

- Seu comentário estará visível depois de aprovado
- Comentários ofensivos e preconceituosos não serão aceitos.
- Não forneço livros em PDF, por favor não comente se for para fazer este tipo de solicitação.

No Instagram

Copyright © 2017 Meu Vício em Livros | Todos os direitos reservados | Design e desenvolvimento: J.A Layouts