Lançamentos

Ver mais...

Resenhas

Ver mais...

Literatura Nacional

Ver mais...

Variedades

Ver mais...

Adaptações

Ver mais...

Leituras do mês

Ver mais...

Blogagem Coletiva: "Revenge Porn" Vingança Pornô é Crime!

18.3.16

Vingança Pornô ou Revenge Porn é o ato de divulgar fotos ou vídeos íntimos de outras pessoas sem o consentimento prévio dos envolvidos seja nas redes sociais ou em outros aplicativos de comunicação. O objetivo é claro: humilhação pública.

O caso mais comentado foi o da atriz Carolina Dieckmann que em 2012 sofreu um ataque virtual e foi vitima de tentativa de extorsão para que as fotos não fossem publicadas na internet. Esse caso repercutiu forte na mídia e a atriz prestou queixa na delegacia. O crime foi investigado chegando a 4 suspeitos de invadir os dados do computador da atriz.

Por conta desta exposição, foi sancionada a lei  em 3 de dezembro de 2012 pela Presidenta Dilma Rousseff, que promoveu alterações no Código Penal Brasileiro (Decreto-Lei 2.848 de 7 de dezembro de 1940), tipificando os chamados delitos ou crimes informáticos. A legislação é oriunda do Projeto de Lei 2793/2011, apresentado em 29 de novembro de 2011, pelo Deputado Paulo Teixeira (PT-SP), que tramitou em regime de urgência e em tempo recorde no Congresso Nacional, em comparação com outros projetos sobre delitos informáticos que as casas de leis apreciavam (como, por exemplo, o PL 84/1999, a "Lei Azeredo", também transformado em lei ordinária 12.735/2012 em 3 de dezembro de 2012).

O Projeto de Lei que resultou na Lei Carolina Dieckmann foi proposto em referência e diante de situação específica experimentada pela atriz.

“Vivemos em uma época de culto à imagem, à celebridade. Sem pensar nas consequências, as pessoas se expõem e desejam o tempo todo ser vistas e curtidas virtualmente”, afirma a psicóloga Renata Libório. Esse fato pode ser facilmente constatado ao paginar o facebook, o twitter ou qualquer outra página de relacionamento social na internet. Os jovens, vivem de acordo com o modismo imposto pela sociedade vigente e, às vezes sem querer, acabam propagando esse modelo doentio de culto à imagem e ao capitalismo exacerbado.
Um fator determinante para este tipo de manifestação é a confiança depositada pelos jovens em seus parceiros em relacionamentos amorosos. No pico da paixão, está se tornando um costume, principalmente das meninas, o envio de fotografias sensuais, ou até mesmo de nudez, para os seus namorados. O que elas não pensam, pelo menos naquele momento, é na possibilidade de o relacionamento chegar ao fim e, por raiva ou vingança, aquele que antes fora o seu amado poderá se tornar o seu destruidor. É dessa forma que a maioria das imagens íntimas de casais vai parar na internet: pela não aceitação do término de relacionamentos.
Em outros casos, o próprio casal decide gravar a relação sexual para posteriormente publicá-la na web. Alguns nem mesmo sabem por que fazem isso e outros revelam que gostam de ser observados, desejados.  Fonte


Onde denunciar os crimes virtuais: SaferNet Delegacias


Nesse mês a Editora Arqueiro publicou a duologia Profundo e Intenso da autora Robin York. Os livros falam sobre vingança pornô e focam no drama de uma mulher que descobre que seu ex-namorado espalhou fotos dela na internet.

Clique na foto para conhecer as obras
Ajude você também denunciando e compartilhando!



Comentários
6 Comentários

6 comentários

  1. Que legal a intenção desses livros! Esse assunto realmente é deveras pertinente, é muito bom que tenham pessoas dispostas a conversar sobre.

    Mago e Vidro
    | Sorteio DamnedGirls | NOVE livros pra você!

    ResponderExcluir
  2. Os livros tem um tema muito importante e o fato de serem lançados de vez, me deixou animada :) Eu já conhecia a Lei Carolina Dieckmann e acho muito triste a prática desse crime que visa exposição e humilhação, é importante que se determine que é crime e que aqueles que praticarem tais atos sejam punidos.

    ResponderExcluir
  3. Oi!
    Achei bem interessante esse livro ainda mais tendo um tema que trata de um assunto muito importante e serie !!

    ResponderExcluir
  4. A ideia da autora é bem legal para conscientizar as pessoas, porque isso é um crime sério, já tinha gostado dos livros, agora tô apaixonada conhecendo do tema deles.

    ResponderExcluir
  5. Quando vi esses livros no lançamento da editora arqueiro imaginei que seria só mais um livro clichê de romance, mas após ver sobre qual tema a trama abordava percebi que ele vem trazer mais do que um romance, mais sim a forma como postar fotos intimas de outras pessoas podem mudar suas vidas, adorei a premissa do livro.

    ResponderExcluir
  6. Muito bom quando os livros mobilizam esses tipos de atitude o/

    ResponderExcluir

- Seu comentário estará visível depois de aprovado
- Comentários ofensivos e preconceituosos não serão aceitos.
- Não forneço livros em PDF, por favor não comente se for para fazer este tipo de solicitação.

No Instagram

Copyright © 2017 Meu Vício em Livros | Todos os direitos reservados | Design e desenvolvimento: J.A Layouts