Lançamentos

Ver mais...

Resenhas

Ver mais...

Literatura Nacional

Ver mais...

Variedades

Ver mais...

Adaptações

Ver mais...

Leituras do mês

Ver mais...

Por Dentro do Assunto || O Gênero Chick-Lit e Seus Subgêneros

11.1.16


Olá pessoal, tudo bem? No "Por Dentro do Assunto" de hoje eu vou falar sobre o gênero Chick-Lit. Muitos já ouviram falar sobre, mas não sabem exatamente do que se trata. Além de esclarecer o assunto, deixo também alguns dicas de leituras, confiram:

Chick-Lit é a literatura voltada para o sexo feminino, vulgarmente chamada de "Literatura de Mulherzinha". São romances leves, divertidos e charmosos, que falam sobre o retrato da mulher moderna, independente, culta e audaciosa. Voltado para o entretenimento, cujo objetivo principal é divertir com toques de humor. Narram o cotidiano e entram fundo nas dúvidas e emoções das personagens, transmitindo, normalmente, a sensação de estar lendo o relato de uma amiga. As histórias nesses livros poderiam facilmente ser uma conversa entre garotas ou mulheres, na qual há compartilhamento de sonhos, segredos e confissões.


São basicamente livros escritos sobre mulheres, para mulheres e normalmente por mulheres. A idade dos personagens principais não importa, podem ser garotas do ensino médio até cinquentonas, normalmente relatam o dia-a-dia da mulher moderna, sua rotina, seus problemas amorosos, de peso, no trabalho, no namoro, no casamento, no divórcio. São mil e uma opções.


Agora você deve estar se perguntando, qual a diferença dos chick-lits para as outras ficções para mulheres, como os romances de banca, outro gênero super conhecido e também estigmatizado da literatura feminina? No romance de banca, os temas são, em sua maioria, totalmente fictícios, as histórias são fantasiosas e fazem a gente sonhar com príncipes, finais felizes e etc, não são descritos como relatos baseados no cotidiano real por exemplo.

O Chick-Lit é narrado num tom mais confiante, é quase como se fosse contado pela sua melhor amiga, que te entende e na qual você se identifica. Outro traço marcante é o humor, mas nem sempre isto está presente nestas obras, não é generalizado. A maioria dos chick-lits brincam e estraçalham ironicamente seus problemas diários e suas inseguranças mais íntimas. São relatos do mundo moderno no qual você pode se relacionar, ou não. Como todos os gêneros literários, podem ser divididos em subgêneros.


Teen Chick-Lit - Relata a tumultuada vida dos adolescentes, os dramas do ensino médio, as paqueras com os garotos charmosos, lideres de torcida malvadas, amizades para toda a vida, o drama de escolher uma carreira e mil e uma temáticas que envolvem esta parte da passagem para a vida adulta.


Lad Chick-Lit - É a literatura escrita por homens, cujos personagens principais são do sexo masculino. É claro que esta descrição poderia se referir a dezenas de livros que não se parecem nenhum pouquinho com chick lit, mas  neste caso o Lad Lit são livros com narrativas e tons bem parecidos com  os de chick lits.  Eles retratam uma grande gama de assuntos, desde  trabalho, família até problemas amorosos. As vezes esses livros podem  ter as  perspectivas do ponto e vista masculino e feminino ao mesmo tempo. Este gênero ainda não é muito difundido no Brasil.


Hen Lit - São os livros que retratam a vida de mulheres com idades um pouco superiores aos da maioria dos chick-lit’s. Podem ir do final dos 40 aos 60 anos e geralmente tratam de temas familiares, guinadas no amor e etc.


Wedding Lit - Como o  nome já diz, são livros que contam as histórias de casamentos, madrinhas e os preparativos para o grande dia. Podem ser divididos em três categorias: Wedding/Marriage Lit: quando retratam com humor o planejamento de um casamento. Bridesmaid  Lit: quando são centrados na melhor amiga da noiva, ou na madrinha. Wedding Mystery: quando envolve mistério no casamento.


Mom Lit - Algo como a literatura da mamãe, as histórias têm a temática voltada para a maternidade, gravidez ou sobre a criação dos  pequenos. Normalmente  estes livros tratam desta temática de forma bem  humorada, revelando a loucura que pode ser a maternidade. Também pode ser subdividido em três outras  categorias, determinadas pelo período que a mãe está passando durante a narrativa, são eles: Pregnancy  Lit (Literatura na Gravidez): se passam durante o período da gestação e parto, muitas vezes de mães de primeira viagem. Baby Lit (Literatura com Bebês): apresentam personagens lidando com a criação de seus bebês e crianças pequenas, suas novas rotinas, problemas e dramas. General Mom Lit: engloba o todo o  restante das temática.


Bigger Girl Lit - Ou literatura de grandes garotas, é um subgênero bastante conhecido e revela o mundo das garotas que estão um pouco (ou bastante) acima do  peso, sua vida amorosa, sua relação com o trabalho, a família, e principalmente sua auto-estima. É muito comum falarem também da perda de  peso, dietas. Podem ser muito realistas  ou bastante fantasiosos.


Fantasy Lit - É um dos subgêneros mais recentes do chick-lit. Podem ser sobre fadas, viajantes no tempo, bruxas, paranormais, vampiros e tudo que você possa imaginar. Suas histórias giram em torno de  protagonistas, engraçadas e espertas  em um mundo cheio de aventuras.


Glamour Lit - São os chick lits mais glamorosos, fashion's e por vezes esnobes. Normalmente os personagens  estão ligados a grande indústria do entretenimento, seja no cinema, na  televisão ou em grandes revistas, apesar de existir a chance de serem  herdeiras “podres de ricas”. Esse é um dos subgêneros mais conhecidos e  lidos do mundo dos chick lit’s.


Single City Girl Lit - Ou literatura das  garotas solteiras na cidade grande, é um gênero que envolve: encontros, paqueras, amigos, trabalho, drinks e apartamentos apertados divididos com pessoas legais-estranhas-bizzaras-divertidas. A principal característica é se passar numa grande cidade, geralmente Nova York ou  Londres.


Muita coisa né gente? Espero que tenham gostado da matéria. Fiquem ligados que esta semana tem mais novidades sobre o gênero e este post vai esclarecer muita coisa a respeito. Até a próxima!



Fontes: WikipédiaLost in Chick Lit


Comentários
9 Comentários

9 comentários

  1. Olá
    Eu adoro essa seu quadro. Eu não sabia muito bem o que era o Chick Lit, mas você sempre tira as duvidas, por menor que elas sejam. Uma das autoras do gênero que eu queria muito ler é sophie kinsella, Fiquei com o Seu Numero parece ser bem bacana!
    Bjks

    ResponderExcluir
  2. Oi Dí!!!
    Eu amo chick-lit mas não sabia dos subgêneros. Muito interessante seu post e bem explicativo também. Quero ler um "Fantasy lit".
    Beeijos
    http://lua-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Que matéria legal, não sabia que existiam tantas variações de Chick Lit, eu gosto do gênero e em especial de Becky Bloom. Tenho alguns em minha estante e me arrancam boas risadas ;)

    ResponderExcluir
  4. São tantos gêneros literários, que a gente acaba se confundindo, pois um sempre se parece com outro. Analisando os livros que já até hoje acho que não li da desse gênero, mas já assisti vários filmes com essa mesma trama, e eu amo, e tenho certeza que vou amar os livros também, e por isso pretendo colocar vários livros chick lit na minha lista de desejados desse ano.

    ResponderExcluir
  5. Eu não conheci o termo Chick-Lit, amo livro de mulherzinha, "Amor de cinema" é muito fofo, quero assistir aos 10 filmes que citaram nele. "Bolsas, beijos e brigadeiros" é romântico, já quero brigadeiros e viagens. "Procura-se um marido" é hilário, ri demais. São livros muito bons, com humor e romance, é perfeito. Gostei de saber sobre esse Bigger Girl Lit, peso é tão complicao... Fantasy Lit não faz muito meu estilo, mas já li alguns. Acho que nunca li Glamour Lit, mas vou colocar alguns desses livros na lista para conhecer. Single City Girl Lit já li bastante.
    Mas o que eu realmente gosto é livro de mulerzinha.

    ResponderExcluir
  6. Diana,amo chick - lits e também seus subgêneros.Os meus preferidos são os teen e os lad lits. Esse ano com certeza irei procurar mais livros desse gênero para passar as horas de entretenimento de forma bem leve.Mil beijinhos!!!

    ResponderExcluir
  7. São tanto generos, eu adoro todos, mas o meu preferido dentre esses é Fantasy Lit, nem sabia que era assim que se chamava mas pelos livros citados eu gostei e já li.

    ResponderExcluir
  8. Eu adoro todos esses gêneros. Geralmente possuem uma leitura rápida por conta da forma como os temas são abordados, geralmente com uma boa pitada de humor. E as personagens se envolve em maluquices que arrancam boas risadas de quem lê, então não tem como não gostar, né?
    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Puxa, os livros mais antigos li todos, e me fez recordar quando tinha tempo para ler em tempo recorde. Saudade!

    ResponderExcluir

- Seu comentário estará visível depois de aprovado
- Comentários ofensivos e preconceituosos não serão aceitos.
- Não forneço livros em PDF, por favor não comente se for para fazer este tipo de solicitação.

No Instagram

Copyright © 2017 Meu Vício em Livros | Todos os direitos reservados | Design e desenvolvimento: J.A Layouts