Lançamentos

Ver mais...

Resenhas

Ver mais...

Literatura Nacional

Ver mais...

Variedades

Ver mais...

Adaptações

Ver mais...

Leituras do Mês

Ver mais...

Resenha | Risco Calculado - Elaine Elesbão @TribodasLetras

3.12.15

Quando Valentina completou doze anos, seus pais a entregaram a um padrinho para que ela pudesse receber uma boa educação e desfrutasse de uma vida melhor.
Os anos se passaram e Valentina se transformou em uma bela mulher. O seu padrinho, Hugo, sempre tão atencioso, tornou-se a sua grande paixão e em seus braços ela descobriu o prazer.
A questão é que Hugo Rosenthal, que utiliza o sexo como forma de demonstrar força e superioridade, sente um amor doentio por Valentina e é capaz de qualquer coisa para não perder o domínio que tem sobre ela.
Determinada a conquistar a sua independência e a trilhar o seu próprio caminho, Valentina elabora um arriscado plano e foge, mas sabe que o seu passado não a deixará em paz. Conhece muito bem Hugo e os métodos que ele utiliza para conseguir o que quer e teme que o pior aconteça.
Enquanto Valentina luta para chegar ao seu propósito, conhece Max, um doce e gentil veterinário, e todas as suas certezas são abaladas. Se o sexo para ela já foi jogo, armadilha, dominação, o fundo do poço… Com ele é abrigo, aconchego, paz, plenitude, lar.
Risco Calculado é uma história de amor, de vários tipos de amor, mas é também uma história de ódio. E quando esses dois sentimentos se confundem ou se confrontam tudo pode acontecer…
Valentina ao dez anos de idade ganha um "padrinho" que, segundo sua mãe, vai cuidar dela com todo o carinho ao tirá-la do meio do mato onde vive até os doze e não sabe nem sequer ler e escrever. Como um homem maravilhoso que aparenta ser, Hugo faz de tudo para que ela se adapte a mansão em que ele vive, oferece a ela todo o conforto e tudo do bom e do melhor.

Estudo, aulas de etiqueta, de música, os melhores tratamentos estéticos e dentários fazem parte da sua nova rotina. Ela começa a apreciar o gosto pela leitura e se sente agradecida por receber tantas coisas maravilhosas, mas sempre pensa na família que deixou para trás, principalmente porque eles não tem acesso a tudo que ela tem. Quando Valentina completa quinze anos, a proximidade com seu padrinho, vinte anos mais velho, faz com que ela olhe para ele de uma maneira diferente, e então ele inicia sua vida sexual e começa a mostrar um outro lado de sua personalidade.
"Ainda não entendia que estava sendo tratada como uma joia na vitrine. Uma peça criada por um caprichoso designer e também proprietário, mas que servia apenas para chamar a atenção das pessoas para riqueza e o bom gosto do seu criador e dono." - Valentina
Já no inicio do livro, Valentina está fugindo de casa, driblando os seguranças para ficar livre de uma marido ciumento e extremamente controlador. Sai de cena a Valentina Rosenthal, a esposa troféu, e entra em seu lugar uma moça simples que precisa arrumar um emprego. uma casa para morar e que principalmente, precisa de liberdade. O enredo prende a atenção, é diferente, instigante e cheio de mistério. Até um determinado momento eu torcia pelo Hugo, foi uma verdadeira relação amor/ódio até para mim e queria que a autora tivesse dado um rumo diferente para que não fosse revelado o que de fato ele era: um homem de mente doentia, que teve paciência para moldar uma menina durante anos a fim de que ela se tornasse exatamente a mulher que ele queria. 
"Aprecio mais a obediência do que a inteligencia." - Hugo
Algumas cenas tanto me chocaram como me enojaram, todas elas de conteúdo sexual. Devido a vigilância em que é mantida, ela demora a conseguir escapar de uma casa que está mais para uma prisão. Max surge em sua vida para mostrar à ela o que é o verdadeiro amor. Impossível não se apaixonar por ele. Lindo, educado, fofo, amigo e bem humorado. Valentina narra toda sua trajetória, mesclando o presente com fatos do passado, fazendo com que o leitor entenda tudo que aconteceu e também os motivos que a levaram a agir de uma determinada maneira. A autora aborda uma tema polêmico e infelizmente ainda uma realidade e muitos lugares no Brasil e no mundo. Pais que vendem seus filhos em troca de uma vida melhor e que não querem saber o que ele vão vivenciar ao sair de casa.

Valentina é uma personagem forte, amadureceu descobrindo fatos nada agradáveis sobre si mesma e sobre um homem que ela pensava que conhecia e amava. Uma coisa que me incomodou muito neste livro foi o emprego excessivo da palavra "contudo", o que tornou a narração cansativa. Fora isto, gostei muito da escrita. Já o final da trama, até agora não sei dizer se gostei ou não. Com exceção da frase de efeito da protagonista que definiu exatamente a essência do drama, não acho que precisava de tudo aquilo, mas enfim, fica a dica de leitura para que vocês tirem suas próprias conclusões.

Onde Comprar: Amazon


Comentários
7 Comentários

7 comentários

  1. A Elaine Elesbão é uma fofa. Fiz uma montagem de "Dia das Crianças" com autoras nacionais e ela participou, que amor de pessoa. O pessoal do grupo que eu participo sempre falou muito bem dos livros dela, eu ainda não tive a oportunidade de ler, mas quero muito comprar esse livro. E depois de ler a resenha, quero mais ainda. Gosto de livros que tem temas polêmicos como esse, e romance.

    ResponderExcluir
  2. Oi Diana, nossa que resenha e que sinopse nunca li um livro assim com certeza vou le-lo se a sua resenha falando dele me prendeu do começo ao fim imagina o livro obrigada pela dica bjs.

    ResponderExcluir
  3. Desde a primeira vez que vi essa capa linda, me interessei pelo livro. Mas não cheguei a ver a sinopse na ocasião e essa é a primeira resenha que leio sobre Risco Calculado.
    Tenho que admitir que , personagens obsessivos , doentios como esse Hugo eu prefiro não ler.
    Acredito que esse tipo de personagem traz uma carga emocional muito negativa para quem está lendo a história, e eu dispenso.
    Atualmente, estou preferindo livros leves, divertidos , clichês mesmo.
    Risco Calculado traz um tema polêmico , que ainda não me considero a vontade para ler.

    ResponderExcluir
  4. Diana!
    O livro parece abordar um tema forte. Aqui no nordeste ainda existe muito essa história de vender os filhos para ter uma vida melhor e é algo inimaginável fazer isso com um filho...
    Gostei da força da Valentina em fugir e ir tocar uma vida diferente e descobrir um nnovo amor, mas fiquei pensando como isso irá terminar, afinal a obsessão do padrinho parece grande e ele não deixará por isso mesmo, pelo menos é o que penso e por isso quero ler o livro para esclarecer todas minhas dúvidas.
    “Temos o destino que merecemos. O nosso destino está de acordo com os nossos méritos.” (Albert Einstein)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participem do nosso Top Comentarista de Dezembro, serão 6 livros e 3 ganhadores!

    ResponderExcluir
  5. Oiê
    O que mais surpreendeu foi o nome do personagem, kkk, eu estou vendo Master Chef Junior agora, e eu estou torcendo para a menina de mesmo nome, rsrs! Já referente ao livro, achei a vida dela um pouco delicada! fiquei bem cativado e curioso para saber mais sobre a vida da protagonista, espero poder ter mais opiniões sobre o livro em breve
    Bjks

    ResponderExcluir
  6. A proposta que o livro traz, de trazer amor, sexo, e muito mistério, com certeza me deixou com muita vontade de ler, primeiro porque a história e totalmente incomum, com temas que parece que vai prender o leitor do começo ao fim, mesmo o gênero não sendo muito minha cara, essa mistura toda me deixou bastante curiosa.

    ResponderExcluir
  7. Então eu ainda não conhecia Elaine Elesbão e achei a história interessante, é um tema forte e por sua resenha deu pra perceber que é um livro denso e não sei se o leria agora, quando no final você escreve "definiu exatamente a essência do drama" fiquei pensando que talvez esse não seja o tipo de leitura que eu gosto, ainda assim é sempre bom variar as leituras pra não cair na rotina e pretendo pesquisar um pouco mais sobre ele.

    ResponderExcluir

- Seu comentário estará visível depois de aprovado
- Comentários ofensivos e preconceituosos não serão aceitos.
- Não forneço livros em PDF, por favor não comente se for para fazer este tipo de solicitação.

No Instagram

Copyright © 2017 Meu Vício em Livros | Todos os direitos reservados | Design e desenvolvimento: J.A Layouts