Lançamentos

Ver mais...

Resenhas

Ver mais...

Literatura Nacional

Ver mais...

Variedades

Ver mais...

Adaptações

Ver mais...

Leituras do mês

Ver mais...

Por Dentro do Assunto || Diferenças dos Gêneros New Adult e Young Adult

16.12.15


Olá pessoal, tudo bem? No Por Dentro do Assunto de hoje eu vou falar sobre os dois gêneros literários que dão o maior nó na cabeça dos leitores. Afinal, do que se trata o gênero New Adult e qual a diferença dele para o gênero Young Adult? Basicamente o que difere um gênero do outro são as faixas etárias indicadas para leitura e é muito legal entender estas diferenças na hora de escolher o próximo livro não é?  Eu por exemplo evito livros destes dois gêneros. Para um New Adult me conquistar, ele tem que ser de fato muito bom, não tenho muita paciência para os dramas que os protagonistas vivem nesta fase e prefiro os livros adultos e com protagonistas mais experientes, principalmente nos relacionamentos amorosos.

Após muitas pesquisas eu verifiquei que há muitas controvérsias sobre o que define cada gênero, alguns livros são colocados nas duas categorias em alguns sites e livrarias e isto dificulta para um pai saber o que exatamente o seu filho está lendo por exemplo. Eu separei algumas indicações que se encaixam em cada uma das descrições que vou colocar aqui para que assim fique mais fácil o entendimento. Infelizmente estes termos não estão nas capas dos livros e o ideal é que fosse colocado a faixa etária em todos. Apenas alguns livros adultos mencionam +18 anos na capa.

New Adult/Novo Adulto (NA)


Esta categoria é definida por temas como inicio da vida adulta de um jovem e as passagens por transições, como morar fora de casa e a busca pela independência. No geral, estes livros refletem o ambiente universitário e assuntos como identidade, sexualidade, depressão, suicídio, vício em drogas ou em álcool, problemas familiares e bullying são abordados mais profundamente. Outros, como o primeiro emprego, o ingresso na faculdade, noivado e casamento, pós-universidade, alistamento militar, início de uma nova família, independência financeira, perda da inocência, medo do futuro, e muitos outros, também podem ser encontrados.

O New Adult nos apresenta livros para jovens, com protagonistas entre 18 e 26 anos. Também pode ser chamado de Mature Young Adult (jovem adulto maduro) devido a ter protagonistas entre 16 ou 17 anos que estão iniciando sua vida adulta. Trazem temas geralmente polêmicos e de teor um pouco mais forte que os YA e são recomendados para jovens a partir dos 16 anos. 

Entre os maiores sucessos desta categoria estão os livros da autora Abbi Glines, a Série Belo Desastre de Jamie Mcguire e a Série Losing It de Cora CarmackComo todas as categorias de ficção, o NA pode ser combinado com outros gêneros e subgêneros como ficção científica, ficção urbana, horror, paranormal e distopia. Em muitos destes livros,  há um teor sexual, no entanto, ele não é considerado erótico.
Indicações do Gênero


Young Adult/ Jovem Adulto (YA)


Também chamado de Ficção Juvenil, O YA, ou o jovem adulto, trata problemas familiares, primeiros namorados e as dificuldades que o jovem encontra no colégio. Segundo a Wikipédia, são livros indicados a partir dos 14 anos de idade. Foca a fase do ensino médio, sem muita pressão de vestibular, primeiro emprego e afins. Alguns abordam o mesmo tema do NA, mas de uma forma bem mais leve. Muitos dos problemas abordados são gerados pelo divórcio dos pais e a falta de popularidade na escola. 

Costuma ser presente no enredo o senso de humor (seja irônico ou simplesmente engraçado) e a utilização de gírias com frequência. As histórias são protagonizadas por personagens com idade entre 14 a 18 anos, ou seja, em idade escolar, mais precisamente no ensino médio, com temas que refletem preocupações e situações próprias desta idade. Alguns bons exemplos de YAs são: Harry Potter, Senhor dos Anéis, Série "A Seleção" e Crepúsculo. O gênero difere do infanto juvenil por deixar de lado a ingenuidade dos protagonistas e concentrar-se em temáticas mais adultas. 

Um livro YA geralmente não inclui protagonistas com mais de 18 anos ou na faculdade e pode ser bem descrito como uma categoria anterior ao NA. Também pode ser misturado a outros gêneros, portanto temos romances YAs de terror e suspense, YAs sobrenaturais e YAs policiais por exemplo. 

Indicações do Gênero

 

A maior parte destes livros indicados tem resenha no blog. Espero ter conseguido esclarecer o assunto. Eu mesma acho confusa estas distinções de categorias, um exemplo é a série Real de Katy Evans que é considerada por alguns como um New Adult, mas eu já considero um romance hot/adulto. Se ainda restaram dúvidas, deixem nos comentários que vou tentar responder a todas. Aceito sugestões para as próximas matérias desta coluna. Até a próxima!!

Fontes: Wikipédia / NA Alley



Comentários
7 Comentários

7 comentários

  1. Adorei a postagem, muiti esclarecedora. Agora, acredito eu, não faço mais confusão!

    ResponderExcluir
  2. Olá
    Eu estou adorando esse seu quadro no blog.E realmente tenho que concordar com você, muitas pessoas (incluindo eu) se enganam ao qualificar o gênero. Eu mesmo não sabia bem a diferença entre eles,rsrs, Vendo a sua listinha. Eu já li Princesa Adormecida, APEDAAPV e os da Cora. Outra coisa que eu queria que tivesse mais era a faixa etária nos livros, eu vejo que apenas algumas editoras fazem isso com os seus livros, eu mesmo só tenho dois livros com faixa etária rsrs
    Bjks e até o próximo.

    ResponderExcluir
  3. Adorei as explicações.
    Gosto dos dois gêneros, apesar que new adult me chama mais atenção.
    Dos livros que colocou já li "Sr. Daniels" e "Beleza Perdida" e são perfeitos. E quero ler "Meu Romeu", já está na minha estante, só tenho que comprar "Minha Juleita".
    Dos young adult já li "A verdade sobre nós" e "Para todos os garotos que já amei" e também gostei muito. E quero ler "A aposta" e "Gelo Negro".

    ResponderExcluir
  4. Cara esse foi um dos melhores posts que já li (risos), os dois gêneros literários citados são os que mais leio, principalmente o New Adulto, e antes para mim New Adulto, era mais pega erótica e tinha muito não vamos dizer preconceito, mas um certo receio de ler, mas hoje vejo que o foque do enredo desses livros geralmente e essa transição de adolescente para adulto. Você poderia fazer post parecido mas com o gênero literário hot, erótico, sensual, pois confundo muito, e as vezes acho que um livro e hot e na verdade não é.

    ResponderExcluir
  5. Já li livros das duas categorias, inclusive alguns que apareceram nas imagens da postagem, mas acho que prefiro os New Adult e achei muito interessante você ter explicado um pouco mais sobre ele. ;)

    ResponderExcluir
  6. Oi Diana eu gostei muito desse post explicando a diferença nem muita gente entende a diferença da faixa etária dos livros bem legal essa iniciativa de vocês bjs.

    ResponderExcluir
  7. Muito bom esse post: NA ou YA ? É muito difícil saber qual a diferença, mas depois dos esclarecimentos acima, percebi que o meu forte são mesmo os New Adult <3 ,e descobri, pasmem!, ainda não li nenhum YA dos citados, mas pretendo dar uma chance ao gênero .

    ResponderExcluir

- Seu comentário estará visível depois de aprovado
- Comentários ofensivos e preconceituosos não serão aceitos.
- Não forneço livros em PDF, por favor não comente se for para fazer este tipo de solicitação.

No Instagram

Copyright © 2017 Meu Vício em Livros | Todos os direitos reservados | Design e desenvolvimento: J.A Layouts