Lançamentos

Ver mais...

Resenhas

Ver mais...

Literatura Nacional

Ver mais...

Variedades

Ver mais...

Adaptações

Ver mais...

Leituras do Mês

Ver mais...

Resenha | Os Bons Segredos - Sarah Dessen @Editora Seguinte

21.11.15

Sydney sempre viveu à sombra do irmão mais velho, o queridinho da família. Até que ele causa um acidente por dirigir bêbado, deixando um garoto paraplégico, e vai parar na prisão.
Sem a referência do irmão, a garota muda de escola e passa a questionar seu papel dentro da família e no mundo.
Então ela conhece os Chatham.
Inserida no círculo caótico e acolhedor dessa família, Sydney pela primeira vez encontra pessoas que finalmente parecem enxergá-la de verdade.
Com uma série de personagens inesquecíveis e descrições gastronômicas de dar água na boca.
Os bons segredos conta a história de uma garota que tenta encontrar seu lugar no mundo e acaba descobrindo a amizade, o amor e uma nova família no caminho.


Esta é a história de uma jovem de 17 anos chamada Sydney Stanford que carrega uma culpa sobre o acidente que seu irmão mais velho Peyton causou. Com ele agora na cadeia, ela vive a sombra dele, seus pais não se importam com os desejos dela e fazem tudo em função do que sempre pareceu ser o filho preferido. Sydney encontra-se perdida e não tem certeza de como se ajustar às novas dinâmicas familiares. Ela finalmente toma uma decisão drástica e muda-se para uma pequena escola pública, a fim de aliviar um pouco a pressão financeira sobre os pais dela. Em uma parada em uma pizzaria, conhece Layla e elas se tornam amigas inseparáveis. 

O enredo fala principalmente sobre amizade, amor e família. Os Chathams, donos da pizzaria, são o tipo de família que todos nós desejamos ter. Mesmo eles mal sabendo quem Sydney era, aceitaram-na imediatamente em seu círculo. Com eles Sydney encontra apoio e descobre que, apesar desta família ter seus próprios problemas, continuam seguindo em frente. Ela também se torna amiga de Mac, irmão de Layla, que estuda no mesmo colégio e trabalha na pizzaria. Quando Layla arranja um namorado e ele se torna sua prioridade, Sydney e Mac ficam mais próximos e ela acaba sendo parceira dele nas entregas.

Fazer novos amigos é importante para ela, Sydney finalmente tem a chance de se sentir parte de algo e, por uma vez, ser notada. O vínculo que ela cria com Mac e Layla abre os olhos dela sobre a verdadeira amizade e ligação familiar. Desde o início a autora mostra a personalidade da protagonista que tenta desaparecer na enchente de estudantes que não têm ideia de quem ela é ou o que seu irmão fez. Mas, uma vez que Sydney sai da sua zona de conforto e se conecta com estes dois novos amigos e toda sua turma, nós podemos observar como ela se torna mais feliz e descontraída.

A autora adiciona um romance a trama, no entanto seria melhor que tivesse mantido apenas a amizade entre Sydney e Mac já que ela não fez dele o foco e colocou mais ênfase na amizade. O romance é bem sutil e significativo e o que eu gostei muito foram as brincadeiras que eles faziam juntos ao entregar as pizzas. Sydney sempre conseguia adivinhar o perfil de quem fazia o pedido, o que deixava Mac impressionando. Os Bons Segredos é uma historia de tristeza, culpa e solidão, mas acima de tudo, é também uma história sobre encontrar a si mesmo e achar o seu caminho.

Os livros do gênero jovem adulto não são muito a minha praia, mas como ouvi falar muito bem sobre a autora e nunca li nada dela, vi no recebimento da cortesia pela editora uma oportunidade de saber também, porque este livro está na lista de melhor de 2015 na sua categoria pelo Goodreads. Confesso que terminei a leitura e já imaginava que não iria achar isto tudo, o enredo é simples e bem parado, sem nenhum fato surpreendente. Nem o romance convenceu, mas pelo que entendi através dos comentários, isto faz parte do estilo da escrita da Sarah. A capa é aveludada e veio um marcador lindo no próprio encarte. Se quiser saber mais sobre a votação dos melhores livros de 2015  clique aqui.

Comentários
6 Comentários

6 comentários

  1. o livro parece bem interessante.
    Não li nada da autora ainda, mas já estou ansiosa para fazer a leitura desse livro.

    ResponderExcluir
  2. Oi!
    Eu vi vários comentários bem bacanas sobre o livro, assim como você! mas acho que eu devo me dar bem na leitura já que eu curto um pouco o gênero do livro. Outra coisa que eu gostei bastante foi essa capa, e também de saber que ela é aveludada! espero poder comprar na Black Friday
    Chero

    ResponderExcluir
  3. Já li um livro dessa autora, e li um dos livros que várias pessoas disseram que foi o pior livro dela, e mesmo assim gostei da leitura, não foi meu livro preferido mas consegui me envolver com a trama, e pelo que me parece todos os livros dela chama atenção para o lado familiar. Quero muito ler esse livro, e tenho certeza que esse não e melhor livro dela escrito até agora.

    ResponderExcluir
  4. Eu achei interessante esse livro, o meu amigo ja leu e disse que é um livro bom e com a sua resenha deu pra entender que foi um livro mas sem algo surpreende mas o que vale é a leitura né mana. Fiquei interessada porque trata de relações familiares e acho isso um tema legal pra livros . A dica está anotada.

    ResponderExcluir
  5. Diana!
    Quando um estilo não é muito da nossa preferência, tendemos mesmo ao enfado e se o livro não favorece, ainda mais.
    Tenho lido bons comentários sobre o livro, porém outras como a sua, que o livro não tem aprofundamento, é parado, sem grandes rompantes...
    Gostaria de ler para tirar minha própria conclusão.
    “Num filme o que importa não é a realidade, mas o que dela possa extrair a imaginação.” (Charles Chaplin)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oie
    YA também não são pra mim ainda mais esses parados.O livro parece ser uma leitura mediana mas que eu não pretendo fazer já que o tema central não me chamou muita atenção.E não vi nada demais pra esse livro estar entre um dos melhores.E se esse tipo de narrativa faz parte do estilo da escritora então nem pretendo ler os outros livros dela também kk

    ResponderExcluir

- Seu comentário estará visível depois de aprovado
- Comentários ofensivos e preconceituosos não serão aceitos.
- Não forneço livros em PDF, por favor não comente se for para fazer este tipo de solicitação.

No Instagram

Copyright © 2017 Meu Vício em Livros | Todos os direitos reservados | Design e desenvolvimento: J.A Layouts