Lançamentos

Ver mais...

Resenhas

Ver mais...

Literatura Nacional

Ver mais...

Variedades

Ver mais...

Adaptações

Ver mais...

Leituras do Mês

Ver mais...

[Resenha] Quando Saturno Voltar - Laura Conrado @GloboLivros

6.8.15

Em seu novo romance, Laura Conrado conta a história de Déborah Zolini, uma jornalista sonhadora, que trabalha como assessora de imprensa em um clube de futebol da segunda divisão, e namora o médico Sérgio há quatro anos. Ela faz planos de construir uma vida a dois, arrumar um emprego melhor e correr atrás de desejos que ainda não realizou. Só que a vida, ou as estrelas, guardam surpresas para Déborah. Em uma viagem ao Chile, ela encontra uma mulher misteriosa que lhe fala sobre o retorno de Saturno. O planeta, que leva, em média, 29 anos para dar uma volta no sistema solar, voltará à posição em que se encontrava quando a jornalista nasceu. Para quem acredita em astrologia, esse é momento em que as pessoas passam por várias mudanças, que vão prepará-las para encarar o resto de sua vida. Déborah não leva a moça muito a sério, mas pede às estrelas que a ajudem a realizar seus desejos. No entanto, no voo de volta ao Brasil, um encontro inesperado começa a abalar a vida aparentemente certinha da protagonista. Aos poucos, Déborah começa a admitir que não está gostando do rumo que as coisas estão tomando em sua vida. Será a hora de partir para novos desafios? Trocar aquele relacionamento confortável pelo frio na barriga? Sair de vez da zona de conforto e ver o que acontece? Com uma prosa leve e bem humorada, Laura Conrado criou um romance cativante sobre perseguir os próprios sonhos e a coragem necessária para ser feliz. Leitores que ainda não chegaram ou já passaram pelo retorno de Saturno vão se emocionar com essa história. 
E se aos 29 anos você passasse por uma transformação? Se você percebesse que toda a sua vida foi baseada em escolhas fundamentadas pelo medo? Medo de arriscar, medo de mudar, medo de amar? Déborah Zolini, nossa protagonista, vive um relacionamento morno há quatros anos e sua vida muda radicalmente ao conhecer um homem lindo dentro do avião ao voltar de uma viagem de trabalho. No entanto não é este homem o responsável por esta mudança. A mudança de Déborah vem de si mesma.

Confesso que nunca tinha ouvido falar sobre este fenômeno chamado "o retorno de Saturno", uma fase astrológica em que o planeta volta ao lugar onde estava quando nascemos. Isto ocorre mais ou menos em um período de 29 anos e pode causar grandes transformações e conflitos, gerando um amadurecimento de atitudes e ideias, assim como ocorre com Deborah.

Ela está acomodada na vida pessoal e profissional. É uma mulher comum, trabalha há muito tempo como assessora de imprensa de um time da série B, acumula funções que não são inerentes ao seu cargo e muitas vezes nem mesmo são remuneradas. Aceita tudo isso passivamente com medo de não conseguir coisa melhor.

No seu relacionamento também age da mesma forma, nunca revelando ao namorado o que a incomoda e o que ela realmente deseja. Ao iniciar uma amizade com Henrique (o estranho do avião), ela percebe que além de estar ligada emocionalmente com ele mais do que deveria, também começa a repensar todas as suas atitudes até o momento.

Déborah se encontra dividida entre duas pessoas completamente diferentes. Enquanto de um lado está a Déborah que ela é, a que tem um namoro estável e uma vida profissional sem perspectiva, do outro está a Déborah que ela gostaria de ser, uma mulher segura que não está com um homem apenas para não sair da sua zona de conforto.

Quem se identifica com esta tal zona? É difícil mudar e para mudar temos que querer em primeiro lugar. Déborah tem tanto medo desta mudança que carrega tudo nas costas, sem se dar conta que apenas ela está lutando para manter um relacionamento fracassado e que trabalha tanto para que as coisas fluam na carreira sem ter o devido reconhecimento. Ela demora a perceber que para um relacionamento dar certo é preciso empenho das duas partes e também começa a ver como se anula diante de um namorado que não vale a pena.
"Há vinte e nove anos estou refém de um medo, perdendo momentos históricos. Mas pode ser que isso mude..." 
De repente, os olhos dela brilham por amor, ela larga tudo e faz uma viagem super desejada sem pensar nas consequências, começa a arriscar uma mudança na carreira, deixa de lado o medo de ser traída, de ser rejeitada e principalmente... de repente ela começa a VIVER! 
"Mudar de lugar nos permite mesmo enxergar a situação com um novo olhar."
Este não é um simples romance e também não é um livro esotérico chato, cheio de citações sobre estrelas e tudo mais. Aqui a mocinha se apaixona e se decepciona, mas o enredo mostra o amadurecimento dela em cada passo deste caminho com situações bem reais e cotidianas. Pude me ver nela em vários momentos e quando ela resolveu acordar para a vida, começou a se amar e a se valorizar, foi surpreendente e uma verdadeira fonte de motivação.   

Com uma capa super fofa e aveludada, uma diagramação simples e bonita, "Quando Saturno Voltar" é uma leitura leve, deliciosa e bem humorada que vai fazer você refletir sobre as voltas e reviravoltas da vida. No início de cada capítulo a autora cita trechos do poema de Pablo Neruda "Ode a uma Estrela", achei lindo, inspirador e tudo a ver com o tema. 
"Sei que não sou perfeita, mas quem precisa ser quando se tem certeza de que é amado?"








Comentários
5 Comentários

5 comentários

  1. Diana,não sei se acredito muito nessa estória de volta de Saturno,mas para Déborah isso parece que trará grandes efeitos e mudanças,na verdade ela terá que se confrontar com o medo e decidir sair ou não de sua zona de conforto,através de Henrique ,acredito que aí ela será impulsionada a mudar e então começar o seu crescimento e transformação.Ansiosa para conferir.Beijos!!!!

    ResponderExcluir
  2. Olá
    eu adorei conhecer mais um livro da Globo, eu conheço pouco de seu catalogo então preciso entra na loja deles, via que eu me afundo de vez, kkk, as fotos com a diagramação passa uma mensagem de livro bonito, e livro bonito é sinal que pessoas vão comprar sem saber do que se trata, só pq acho belo, kkk, como eu
    Bjks

    ResponderExcluir
  3. Eu adorei este livro. Amei a resenha. Preciso começar a viver e fazer escolhas melhores kkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia esse livro e também não conhecia esse fenômeno chamado de retorno de Saturno, essa fase astrológica em que o planeta volta ao lugar onde estava quando nascemos. Isso pra mim foi um novidade que eu achei bem interessante. Sobre a história, eu gostei pois me indentifiquei com essa zona de conforto, aliás, acho que muitos devem se ver nestes dilemas da protagonista. Vou procurar saber mais sobre o livro com certeza.

    bju
    ventoliterario.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. O livro e muito lindo, a capa, até por dentro e legal, não conhecia nem o livro, muito menos a autora, contudo gostei a bastante da história, adoro essa desconstrução do personagem e durante a trama ser reconstruído, essa mudança de vida. Bem que podia ser real, essa história de alguém chegar perto de você e dizer que sua vida vai mudar e acontecer de verdade, to precisando disso na minha vida.

    ResponderExcluir

- Seu comentário estará visível depois de aprovado
- Comentários ofensivos e preconceituosos não serão aceitos.
- Não forneço livros em PDF, por favor não comente se for para fazer este tipo de solicitação.

No Instagram

Copyright © 2017 Meu Vício em Livros | Todos os direitos reservados | Design e desenvolvimento: J.A Layouts