Lançamentos

Ver mais...

Resenhas

Ver mais...

Literatura Nacional

Ver mais...

Variedades

Ver mais...

Adaptações

Ver mais...

Leituras do mês

Ver mais...

[Resenha] O Álbum, Toda Sexta - feira, um Cartão Postal, Toda Sexta - feira, um Poema - Timothy Lewis @novo_conceito

14.8.15

Para Adam, negociante de objetos usados, a casa de Gabe Alexander é apenas uma propriedade que será esvaziada e vendida pelo maior lance. Entretanto, em meio às prateleiras repletas de relíquias, um álbum antigo atrai sua atenção. Nele há cartões-postais amarelados pelo tempo, escritos ao longo de 60 anos. Intrigado, Adam começa a lê-los: eles estão cheios de frases românticas e delicadas, as provas do amor incondicional entre Gabe e Pearl Alexander. Gabe cuidava para que um cartão chegasse às mãos de Pearl todas as sextas-feiras. Cada um deles possui não apenas um poema, mas verdades preciosas sobre o cotidiano de um casal que viveu um sonho. A soma de todas essas verdades talvez responda perguntas que Adam se faz há muito tempo.




Achei o começo do livro é um pouco confuso. Cada capitulo traz um ponto de vista diferente, na verdade quatro, Adam (que encontra o álbum), Gabe (o contador de uma peixaria) Huck (que sonha em encontrar o grande amor) e Yevetta (filha da antiga empregada do casal). Além disto é contado em períodos diferentes também, entre 1926, 2004 e 2006.

No presente (2004 e 2006), conhecemos Adam de 40 anos. Ele encontra o tal álbum e em um momento de solidão, começa a lembrar-se da ex esposa e do seu divórcio recente após um casamento de 12 anos. Neste álbum estão todos os cartões postais que Gabe mandava toda sexta-feira, durante 60 anos, para Huck, a fim de mostrar à ela que o amor deles jamais teria fim ou diminuiria com o tempo de convivência. 

Para Adam isto é uma verdadeira relíquia, ele é um negociante e trabalha com a venda de objetos. Justamente por não tido um casamento duradouro, é cético quando se trata do amor e para ele é um pouco difícil de acreditar que o amor de Gabe e Huck foi tão intenso para que ele pudessem viver por longos 60 anos totalmente apaixonados.

Curioso com esta história rara, ele conhece Yevetta e por ela fica sabendo de detalhes da vida do casal, conseguindo entender as emoções e os sentimentos contidos nos poemas destes postais.

No passado (1926), Gabe e Huck se apaixonaram à primeira vista. Viveram um amor lindo com problemas comuns á todos os casais. Ciúmes e inseguranças estiveram presentes neste relacionamento, mas tudo foi superado com a fé que Huck tem no amor e em anjos da guarda e claro, com o romantismo de Gabe que teve esta ideia tão incrível.

É um livro bonito também em matéria de diagramação. Cada capítulo do passado tem a foto de um postal com a respectiva mensagem de Gabe para a amada. Fala basicamente sobre o amor, sobre acreditar nele ou ter esperanças de encontrá-lo. 


Um clichê, que apesar de não ter me conquistado ou me emocionado, eu recomendo para quem curte uma história bem escrita de amor verdadeiro. Ela é baseada em fatos reais, inspirada nos cartões-postais trocados pelos tios-avós do autor durante 60 anos. 




Comentários
3 Comentários

3 comentários

  1. Olá
    eu já vi vários comentários bem legais sobre esse livro, mas acho que sou um dos poucos que não me interessei de inicio, mas devo dizer que essa diagramação é muito top, vi outras fotos em alguns blogs que acompanho e é tudo muito fof's
    Bjks

    ResponderExcluir
  2. Diana,apesar do início ser meio confuso,gostei de saber que a história é baseada em fatos reais e relatam um amor verdadeiro dos tios- avós do autor durante 60 anos . Quero muito saber da trajetória desses personagens e o quanto esses cartões postais que simbolizam o amor de verdade tocará no coração de cada personagem o próprio casal,Yevetta que sabe e acompanhou e principalmente Adam que se encontra separado da esposa depois de 12 anos de casado.Beijos!!!!

    ResponderExcluir
  3. Parece ser realmente muito confusa, pois conta vários pontos de vista, o que faz com que o livro seja um pouco confuso, até hoje só livro um livro que tinha três pontos de vista, e foi bem difícil pega o pique de leitura. Adoro livros de romance mas esse não e um livro que costuma chamar muito minha atenção.

    ResponderExcluir

- Seu comentário estará visível depois de aprovado
- Comentários ofensivos e preconceituosos não serão aceitos.
- Não forneço livros em PDF, por favor não comente se for para fazer este tipo de solicitação.

No Instagram

Copyright © 2017 Meu Vício em Livros | Todos os direitos reservados | Design e desenvolvimento: J.A Layouts