Lançamentos

Ver mais...

Resenhas

Ver mais...

Literatura Nacional

Ver mais...

Variedades

Ver mais...

Adaptações

Ver mais...

Leituras do Mês

Ver mais...

[Resenha] A Amiga Genial, Livro 1 da Série Napolitana Elena Ferrante @GloboLivros

28.8.15


Quando uma amiga decide desaparecer, a outra resolve contar sua história.
A Amiga Genial é o convite para a descoberta do universo de Elena Ferrante- árido, tenso, delicado, profundo e, sobretudo, humano.
Duas meninas, no subúrbio de Nápoles passam juntas pelas descobertas da infância, atravessam as turbulências da adolescência e encaram as primeiras convenções da vida adulta.









A Amiga Genial é o primeiro livro do quarteto de romances Napolitanos. Esta primeira parte retrata a infância e adolescência de duas meninas, Elena Greco e Lina Cerullo (ou Lila como  é conhecida por Elena). Narrado em primeira pessoa com o ponto de vista de Elena, o enredo é centralizado na personagem Lila, que foi brilhante, sábia e cheia de entusiasmo durante sua juventude. 

No entanto, apesar deste intelecto altíssimo e uma personalidade contagiante, Lila logo se vê longe do seu caminho da educação devido aos projetos em casa com seu irmão Rino. Seu pai é um sapateiro e os dois irmãos se tornam aprendizes em sua oficina. Eles criam um par de sapatos de luxo que rende muito dinheiro e é nessa época que Lila, belíssima, bem como talentosa, começa a ser cortejada pelos homens da região.

Elena, no entanto, permanece nos estudos e começa a aprender grego depois de ter dominado a língua italiana com a ajuda de Lila. As duas se encontram depois da escola para discutir os novos rumos que suas vidas estão tomando.

Com o passar do tempo, as duas tornam-se cada vez mais distantes e Elena fica triste ao vê-las tomando caminhos tão diferentes. Enquanto ela permanece estudando e se concentrando em seus sonhos de infância, Lila é mais ousada, aventureira e ambiciosa.

Os dois personagens centrais são mulheres fascinantes, admiráveis e  fortes em um mundo dominado pelos homens e pela violência, em um cenário pós guerra onde a sociedade dita que todas as mulheres devem ser submissas e também não devem estudar. Elas são precoces, inteligentes, intrigantes e sonham em escrever e se apaixonar de verdade.

A história começa na década de 1950, em um bairro pobre dos arredores de Nápoles. Elena, aos sessenta e poucos anos de idade, começa narrando a história que ela mesma escreve, a fim de eternizar a memória da amiga que desapareceu misteriosamente.

Ela nos conta como Lila surpreendeu os professores quando aprendeu sozinha a ler aos três anos de idade e como em uma pequena comunidade italiana, ambas lutaram pela sobrevivência em meio a vida dura das ruas. O romance traça a amizade incrível destas duas meninas e acaba em um suspense que continua nos próximos livros.



Comentários
3 Comentários

3 comentários

  1. Olá
    O que mais me chamou a atenção nesse livro foi justamente a forma como ela trata a infância e a adolescência, sem romantização e até de uma forma bem violenta. O contexto social também é incrível.
    Bjks

    ResponderExcluir
  2. Diana,essa série parece muito interessante,pois retrata a trajetória de duas amigas ´que se conhecem desde a infância e que com o passar do tempo vão se distanciando devido as circunstancias ,atitudes e porque não dizer personalidades e Elena,narra a história ,e conta o momento do desaparecimento de Lila e nós ficamos curiosas ,para descobrir com tudo aconteceu,aguardando ,continuação,mil beijos!!!!

    ResponderExcluir
  3. Quando vi a capa desse livro pensei que a estória fosse completamente diferente. São poucos os livros que li que retratam amizade entre mulheres e esse em um ponto principal, e apesar desse livro parecer ter uma estória muito bonita, a resenha ainda não me chamou muito minha atenção, quem sabe mais para frente mudo de ideia e resolvo ler.

    ResponderExcluir

- Seu comentário estará visível depois de aprovado
- Comentários ofensivos e preconceituosos não serão aceitos.
- Não forneço livros em PDF, por favor não comente se for para fazer este tipo de solicitação.

No Instagram

Copyright © 2017 Meu Vício em Livros | Todos os direitos reservados | Design e desenvolvimento: J.A Layouts